Grupo de Danças e Cantares

O grupo de Danças e Cantares e Cantares da APPACDM de Soure, surge na sequência da implementação do Plano Anual de Actividades de 2002 na Instituição e tem a sua primeira actuação no Natal daquele ano, nele participando os clientes da valência do Centro de Actividades Ocupacionais – CAO.
Desde a primeira hora, pretendeu-se que o grupo fosse, tanto quanto possível, uma demonstração do que foi a riqueza e importância do folclore na Vila de Soure nos idos anos 30/40, onde chegaram a existir dois grupos – O Rancho Típico Regional e o Rancho da Banda de Soure. Os trajes das raparigas que compõem o Grupo são uma clara inspiração nos trajes destes grupos já extintos – as vestidas de verde (Rancho da Banda) e as Tricanas (Rancho Típico).
O Grupo de Danças e Cantares da APPACDM de Soure é constituído por 26 elementos, maioritariamente clientes de CAO e colaboradores (as) da Instituição, que compõem ainda o Coro. A Tocata é constituída por 5 músicos naturais de Soure e oriundos da banda de Soure, que de uma forma, solidária e voluntária dão um brilho especial a este projecto.
As músicas e as letras são originais recolhidos dos anos 30, e que não tendo sido aproveitados por outros grupos da região, tendo caído no esquecimento de todos até à constituição do nosso grupo.
O Grupo de Danças e Cantares foi ainda pioneiro no nosso país, tendo sido o primeiro Grupo com pessoas com deficiência a organizar um Encontro de âmbito nacional no qual reuniu grupos congéneres ao nosso.
A APPACDM de Soure organiza anualmente o seu Encontro Nacional de Danças e Cantares, coincidindo com o evento da Semana Gastronómica de Soure, permitindo assim, dar a conhecer o trabalho e o valor que estes grupos desenvolvem anualmente, sendo fruto de muito voluntariado e de boa vontade por parte de técnicos, colaboradores e pessoas anónimas que “dão um pouco de si”.
Destacamos ainda as muitas deslocações e actuações a vários pontos do nosso país, nomeadamente, Felgueiras, Setúbal, Entroncamento, Mirandela, Lousã, Palmela, Vila da Feira, S. João da Madeira e muitos outros lugares dentro do nosso concelho, no qual fomos sempre bem acolhidos e no qual fomos sempre agraciados com palmas, sendo uma forma de promoção e de integração social.

Grupo de Danças e Cantares nas "Tasquinhas" 2013

O Grupo de Danças e Cantares da APPACDM participou, no passado dia 6 de Setembro, no Encontro de Folclore da CERCIPOM, a convite desta instituição amiga, evento integrado na Feira Nacional de Artesanato de Pombal, vulgarmente conhecida por "Tasquinhas"...

Mais uma vez, fomos muito bem recebidos tanto pelos colaboradores da Instituição como pelo muito público presente no recinto da Expocentro e a interacção com os reatantes grupos foi, como sempre, muito positiva...

(clique na imagem para visualizar mais fotos)

 

X Encontro de Danças e Cantares

 

 

Grupo de Danças e Cantares

 

 

 

O Grupo de Danças e Cantares da APPACDM de Soure participou nas festividades em Honra de Nossa Senhora da Conceição, em Verride, a convite da Comissão de Festas.


A actuação teve lugar no passado dia 7 de Dezembro, sexta-feira, a partir das 22H00, integrada numa noite de folclore onde participaram, também, o "Rancho Folclórico - Os Malmequeres de reveles" e o Grupo Folclórico e Etnográfico de Alfarelos.


A APPACDM agradece à Comissão de Festas o convite endereçado e a mforma como nos recebeu e acolheu.

 

 
tml>